PLANOS DE AULA

É uma dúvida que sempre tem espaço na nossa mente: pra que o plano de aula se eu domino o conteúdo que vou aplicar? E pra que serve mesmo, einh?! Quando pensamos em elaborar o plano de aula, logo nos vem na mente que não temos segurança naquilo que fazemos. Fazemos um plano, traçamos objetivos por pura insegurança? Será mesmo? Estamos completamente errados em pensar assim! O plano de aula nos norteia, nos faz sair do improviso. Quando traçamos objetivos, buscamos avançar as pesquisas do assunto que vamos lecionar, acabamos descobrindo métodos que objetivam uma fixação maior e mais eficiente por parte do aluno, sem contar que elaborando as nossas aulas temos mais chances de dinamizá-la, solicitar com antecedência materiais ou aparelhos à instituição. 

Fazer um plano de aula é tentar atender às necessidades da turma de forma mais eficaz. "Não adianta cumprir uma grade curricular, ou a proposta dada pela escola se o aluno não consegue se adequar à esta", afirma a pedagoga Francisca de Queiroz. O professor não pode também ficar para trás ou deixar de ensinar conteúdos considerados insdispensáveis, mas é preciso que este esteja buscando alternativas e meios para ensinar os conteúdos com eficiência. 

Aqui ao lado, estarão separados, por área específica, alguns planos de aula sobre alguns conteúdos. Você também pode solicitar planos de aula sobre o assunto desejado, se pudermos fornecer, será um prazer.