20-02-2012 11:02

ÉTICA DIARIAMENTE

É um saco só pensar em ética, não é mesmo? Parece que quando dizemos que temos de viver na ética, tudo fica mais monótono, mais sem graça, e ainda mais quando se é jovem e quer mesmo é sair da rotina, dos padrões e tudo mais. 

No entanto, galera, ética não é apenas sentar bem à mesa, não é apenas comer bem ou vestir-se adequadamente para um lugar. Aliás, isso nem faz mais parte da ética, ou do conceito atual dela. Hoje você pode vestir-se como quiser, com decência, é claro, para qualquer ocasião. Não existe mais aquela coisa de cor de roupa para um casamento, ou se vai para a igreja tem de ir com um terno ou roupa social, não! E quando se fala de jantar, reuniões em família, as pessoas estão buscando mais saírem do tradicional e partir para uma coisa mais descolada, onde não se tenha tantos padrões, mas sim muita curtição. A modernidade está fazendo isso. 

Bom, se tudo isso está acontecendo, não precisamos mais de ética. Afinal cada um faz o que quer e como quer, certo? ERRADO!

Em uma sociedade moderna e atual, precisamod ainda mais de ética. Se formos usar o Facebook, Orkut, MSN e todas as outras redes sociais, devemos ter ética. O pior é que não é para agradar ou desagradar ninguém, nós precisamos mesmo, pois, uma carreira profissional, por exemplo, pode ter início em uma rede social. 

As coisas, as pessoas, a forma de ser e agir mudou ao longo dos anos, porém, existem empresas em empregadores que ainda se mantêm no ritmo tradicional e preferem aquelas pessoas que são mais comportadas nas redes sociais e mantêm também o seu padrão de ética. Na convivência social, com amigos, é uma coisa, mas quando se age em público, algumas regrinhas de ética são fundamentais. 

Para uma vivência melhor em grupo, em redes sociais, etc., confira as 15 dicas básicas de ética:

  1. SAIBA VESTIR-SE ADEQUADAMENTE para cada ocasião. Como já foi falado, hoje em dia, existe uma grande liberdade quando se fala de vestuário, no entanto, é preciso que você saiba que cada ocasião exige um vestuário específico. Não é preciso comprar grandes grifes, ou gastar muito dinheiro com aluguéis, apenas adequar-se ao ambiente e não ser 'o diferente'. Em um enterro, por exemplo, por mais que a cultura do luto não esteja tão mais em ênfase, evite colocar roupas coloridas, nesse tipo de evento, a descrição é o foco. Nem o cadáver é o centro, é um momento de dor, onde chamar a atenção só mostra o quanto desorientada uma pessoa é. 
  2. SAIBA FALAR na hora correta e modere o que falar. Antes de abrir a boca para conversar com pessoas que você nunca falou, por exemplo em uma festa, deixe que iniciem a conversa para ver se você se encaixa no grupo ou não, e também o que vai falar.
  3. SEJA EDUCADO! MENINOSapesar daquela coisa das mulheres estarem no mercado de igual pra igual com os homens, elas ainda valorizam gestos de carinho e cavalherismo. MENINAS, sejam educadas ao receber elogios, nem sempre um elogio é uma paquera. SAIBAM DIFERENCIAR!
  4. SAIBA USAR REDES SOCIAIS, porque lá você é viagiado constantemente! Já ouviu aquela história que caiu na rede é peixe?! Pois bem, na 'rede' social, não é bem um peixe, o que cai são informações que uma vez postadas jamais podem ser excluídas, mesmo que você exclua, o 'publicar', é o tempo suficiente para que uma boa quantidade de pessoas vejam. Por isso, cautela é o melhor! 
  5. EVITE DISCURSÕES EM PÚBLICO OU EM TELEFONE.  Você pode até ter uma boa razão para 'cutar o pau da barraca', mas conte até 10, 20, 30 ou até 50, se o barraco for feito em público, mesmo que a razão seja sua, o mau educado vai ser você. No telefone, EVITE também. 
  6. SAIBA USAR O CELULAR. Em reuniões, desligue-o ou coloque no modo silencioso. Numa reunião com uma pessoa de hierarquia superior o celular tocar é a gota d'água. E quando alguém te ligar, NUNCA se dispersa. É falta de educação, se o papo estiver chato, converse com a pessoa induzindo-a a desligar. Por isso, quando não puder atender, é melhor desligar que dizer na frente do chefe -te ligo depois!-. É chato para você, para o chefe e para a outra pessoa. 
  7.  

—————

Voltar