30-06-2012 13:58

AMIZADES: COMO OCORREM NA ADOLESCÊNCIA

Desde pequeninos, temos poucos referenciais sólidos a cerca da amizade. Isso porque os nossos pais e pessoas mais velhas tomam como amigos todos aqueles que estão à sua volta: como os colegas de trabalho, vizinhos ou mesmo aqueles que eles veem com frequência por conta da rotina diária. 

As nossas amizades interferem na nossa vida social, psíquica e até mesmo física. Isso porque ainda fazemos amigos por necessidade. Necessidade? Isso mesmo! Ainda fazemos amizades por interesse de estarmos bem. De sermos completos. 

Após essa BOMBA, vem a pergunta: e porque ajudamos os nossos amigos quando eles estão na pior? É simples! Ajudamos, porque gostamos e não queremos vê-lo mal, porque uma vez que ele não está bem, não estamos bem também e ficar mal ninguém quer, não é?! Além do mais, fazemos amizades apenas com quem nos parece confiável. 

[...] TEM MAIS REVELAÇÕES! 

  • E porque nossas amizades na adolescência são tão intensas? 

Para André Pessoa, na coluna "Aos Jovens", do Portal da Família, na adolescência, a solidão que é um sentimento de não ser lembrado por ninguém atinge o seu apogeu. Segundo ele, o antagonismo de desejarmos a solidão para nos conhecermos, descobrirmos a nós mesmo e o desejo de estarmos com os outros é normal. Mas o adolescente amadurece quando consegue armonizar isso. 

O adolescente sente a necessidade de lealdade, de cumplicidade. É isso que faz com que tenhamos os grupinhos, ou as "panelinhas". Geralmente esses grupinhos ou panelinhas são formados a partir de um desejo ou gosto em comum. Como as comunidades nas redes sociais, cada um dá a sua opinião defendendo a todos, de certa forma. A intensidade da amizade na adolescência se dá então, pela necessidade que temos de não nos sentirmos sós e nem mesmo de estarmos com "qualquer pessoa". Precisamos de cumplicidade, daquela pessoa que nos entenda de igual pra igual. 

  • As amizades influenciam? 

Quando criança, cada indivíduo absorve aquilo que é passado pelos pais ou responsáveis, porém, com o tempo, tais ensinamentos podem ser modificados por meio de influências do lugar que se está ou ainda das pessoas que formam seu ciclo de amizade. As amizades são os maiores agentes de influências, pois, de forma positiva ou negativa, conseguem estimular indivíduos conforme sua postura ou sua necessidade. 

Daí... quando adolescentes, agimos conforme o grupo, tanto pela pressão dos "amigos", assim como para não nos sentirmos excluídos do grupo ou do meio social. 

E das amizades, passamos a nos interessar pelas primeiras experiências amorosas. APROVEITEM! (Não digam que eu mandei aproveitar, aqui é um site de educação, tá ligado?!)

SEGREDO: talvez a única fase de fazermos GRANDES AMIZADES, seja na adolescência. Além dos fatores acima citados, tem também o fato do tempo da convivência, assim como a escola, o clube, a rua, o reforço escolar, etc. Por isso, vamos que vamos! Não vamos trancar o nosso coração para amizades, pois agora é a hora. Este é o momento! 

 

—————

Voltar