ÉTICA: UMA VACINA PARA INDISCIPLINA
Da Revista Educatrix, ano I, nº 01 - setembro / 2011 (EDITADO) Comentários e pontos de vista da pesquisadora Telma Vinha da Unicamp/SP
As notícias estão nos jornais todos os dias. Casos de bullying e seus desdobramentos na internet, e o cyberbullying, novos episódios de indisciplina, divulgação de estudos que desenham um painel quase desolador, no qual os educadores descrevem a perplexidade diante da dificuldade de relacionamento com os alunos. O que está acontecendo?
Embora a tendência natural dos professores seja atribuir os conflitos a mudanças no comportamento dos jovens ou mesmo à omissão da família, é cada vez mais consensual entre os pesquisadores que a indisciplina é apenas a face explícita de um processo bem mais profundo de transformação na educação. Em outras palavras, não é a causa, mas sintoma de uma escola que precisa mudar. A partir dessa premissa, abre-se um amplo espectro de investigações que revelam muito sobre a crise da escola e dos valores contemporâneos.
—————