20-04-2013 23:16

COMO A MINHA REDAÇÃO SERÁ AVALIADA?

Um dos maiores medos dos estudantes é a redação. Como escrever? O que escrever? Como agradar? Enfim, a insegurança ainda é muito grande para muitos estudantes. Além de nos mantermos informados, uma das formas de nos sairmos bem em uma redação é conhecer quais são os critérios de avaliação usados pelo (s) professor (es) que fará (ão) a correção do nosso texto. 

O MEC disponibilizou para os alunos inscritos no Enem 2012 o Guia do Participante, dando algumas dicas para uma boa redação. Então, vamos conhecer os critérios usados. 

  1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. 
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lunguísticos necessários para a construção da argumentação. 
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Apesar de acatar o seu ponto de vista e a sua opinião, nessa redação você jamais pode desrespeitar os direitos humanos com opiniões totalitaristas ou equivocadas. 

A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às "competências" que você deve ter desenvolvido durante os anos de escolaridade. Nessa redação, você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa e, finalmente, apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. 

—————

Voltar